Nome

Fernando Teixeira Homem de Brederode

Viveu entre

1867-1939

Nacionalidade

Portuguesa

Ocupação

Fundador da Companhia de Seguros A Nacional

Fernando Teixeira Homem de Brederode é considerado uma figura basilar da indústria dos seguros em Portugal, nas primeiras três décadas do século XX, pela sua intervenção na regulamentação e fundamentação científica, em especial na modalidade de seguros de vida.

Fundador da Companhia de Seguros A Nacional em 1906 foi membro do Conselho de Seguros, criado em 1907. Terá participado na elaboração do decreto de 21 de outubro de 1907 que veio estabelecer as condições de acesso e exercício na indústria seguradora, bem com a sua fiscalização. Este diploma é considerado um marco de progresso e organização da indústria seguradora em Portugal.

Fernando Brederode alcançou notoriedade no Atuariado, desde logo por promover a instrução nesta área do conhecimento, pela participação no Congresso Internacional de Atuários; enquanto membro da primeira associação profissional de atuários, a Associação de Atuários Portugueses (1926).

Enquanto entusiasta e estudioso do seguro de vida, foi um grande divulgador da atividade de seguros em diversas publicações, destacando-se:

Revista “Seguros e Finanças” com periodicidade quinzenal. Direção de Fernando Brederode, José A. Quintella, (1906-1927).

“Bases technicas das companhias portuguezas de seguros de vida a Nacional, a Lusitana, e Portugal Previdente” / António dos Santos Lucas, Fernando Brederode, Luciano Pereira da Silva. Imprensa da Universidade de Coimbra, 1909.

“Questões de seguros” / Jornal de Seguros, Lisboa, 1917.

“A vigilância sobre as companhias de seguros” / Imprensa Nacional, Lisboa, 1928.

“Apontamentos para a história da indústria de seguros em Portugal” / Revista Portuguesa de Seguros, Lisboa, 1933.

Ficou ligado à Companhia de Seguros A Nacional até aos seus últimos dias de vida.