Nome

José Hermano Saraiva

Viveu entre

1919 – 2012 (92 anos)

Nacionalidade

Portuguesa

Ocupação

Advogado, professor liceal e universitário, divulgador histórico, político, diplomata, comunicador televisivo

José Hermano Saraiva nasceu em 1919 em Leiria, cidade onde viveu e estudou até aos 12 anos.

Em Lisboa, frequentou o Liceu Passos Manuel e, após o ensino secundário, ingressou na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras e em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito.

Paralelamente ao exercício da advocacia, foi professor do ensino liceal em diversos liceus de Lisboa e no Liceu da Horta (Açores). Lecionou também no ensino superior.

Foi Ministro da Educação, entre 1968 e 1970.

De 1971 a 1974, desempenhou o cargo de embaixador de Portugal no Brasil.

Após o 25 de Abril, desenvolveu uma intensa atividade como comunicador televisivo, sendo muito populares os seus programas de divulgação da História de Portugal.

Publicou inúmeros trabalhos pedagógicos, jurídicos e sobretudo trabalhos históricos, entre eles uma História Concisa de Portugal, o maior best-seller da historiografia portuguesa, com edições em várias línguas e a História de Portugal em 3 volumes, que dirigiu e de que foi co-autor.

Talvez menos conhecida, mas muito significativa, é a sua ligação à atividade seguradora, sobretudo em obras de âmbito histórico.

É da sua autoria o livro “Companhia de Seguros Bonança – 150 anos de história”, editado em 1958, comemorativo dos 150 anos da Bonança.

Em 1988 prefacia a edição do Tratado de Pedro Santerna, comemorativa dos 75 anos da Mundial Confiança.

Em 1992, no livro “A Bonança – Notícia Histórica/1808-1992”, retoma e atualiza a história da Companhia de Seguros Bonança pós-nacionalização, fusão com a “Comércio e Indústria” “Ultramarina” e “União” e posterior reprivatização. Neste livro, como no anterior, é abordada aprofundadamente a história dos seguros em Portugal. Pela qualidade e interesse da informação, esta é uma obra frequentemente consultada e objeto de citações.

De 1992 a 1994, colabora na revista Bonança Notícias, com interessantes artigos sobre diversos temas que interligam História e Atividade Seguradora, com temas tão sugestivos como “Seguros e Romantismo”, “Passava mais de um ano e dia…”, “A Bonança em Macau”, “Corsários e Seguros”.