António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz nascido António Caetano de Abreu Freire de Resende, conhecido popularmente como António Egas Moniz nasceu em Avanca, concelho de Estarreja, em 1874, e vem a falecer em Lisboa aos 71 anos de idade.
Foi médico neurologista, investigador, político, professor e escritor português. Professor titular da Universidade de Coimbra ficou conhecido mundialmente por ter desenvolvido a angiografia cerebral, uma técnica inovadora de visualização dos vasos sanguíneos do cérebro, e a leucotomia pré-frontal.
Assumiu o lugar de médico-chefe do ramo Vida da Companhia de Seguros “A Nacional”, desde o início, em 1906, acumulando com o estatuto de acionista fundador da companhia de seguros. Nessa condição veio a ser eleito para o Conselho de Administração, permanecendo na qualidade de membro dos corpos gerentes até final da sua vida.
Nesta época, o médico-chefe tinha uma importância preponderante no ramo Vida da seguradora. No caso do Dr. Egas Moniz o seu primeiro relatório, em 1907, foi transcrito na imprensa especializada estrangeira.
Foi prémio Nobel da Fisiologia e Medicina em 1949.