Nome

Marcello José das Neves Alves Caetano

Viveu entre

1906 – 1980

Nacionalidade

Portuguesa

Ocupação

Auditor jurídico

Marcello José das Neves Alves Caetano nasceu na cidade de Lisboa em 17 de agosto de 1906.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e foi docente na mesma instituição.

Na qualidade de auditor jurídico do Ministério das Finanças colabora com Oliveira Salazar e com Pedro Teotónio Pereira na escrita da legislação de seguros de 1928-29.

Nos anos 30 do século XX segue a carreira universitária. Em 1931, doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa, ensina e apresenta estudos de Direito Corporativo e História do Direito e das Instituições. Procede à reforma do direito administrativo português (o Código Administrativo de 1936) e publica obras sobre os seguros: “Ensaio sobre o contrato de seguro”, 1939; “O transporte marítimo: contratos de transporte e de seguro marítimos”, 1942).

Tendo dedicado muitos anos da sua vida ao estudo e criação de legislação sobre o seguro em Portugal, alcança cargos nas principais instituições da atividade seguradora.

Foi presidente da primeira Direção do Grémio dos Seguradores, em 1934, na qualidade de diretor da Companhia de Seguros Fidelidade. Em 1936 o Prof. Marcelo Caetano foi o relator do primeiro contrato coletivo de trabalho em Portugal.

Em 26 de setembro de 1968 é nomeado Presidente do Conselho de Ministros, substituindo Oliveira Salazar. Foi o último chefe de governo do Estado Novo.

À época, Marcelo Caetano era administrador da Companhia de Seguros Bonança, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Companhia de Seguros Previsão e presidente do Conselho Geral do Grémio dos Seguradores.

Marcelo Caetano vem a falecer a 26 de Outubro de 1980, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).